Visitas Desde 18/11/2011:

estatisticas gratis

Guia de Serviços

Aqui você encontra os serviços essenciais e toda estrutura de nossa região!
Acesse aqui o Guia de Serviços

Nosso blog

Acompanhe os fatos marcantes de nossa região. Fatos e cenas do nosso cotidiano.
Acompanhe nosso Blog

Galeria de fotos

Conheça um pouco mais da Zona Norte, pela perspectiva de seus moradores!
Visualizar galeria

Serviços Úteis

Encontre os endereços dos Correios, Delegacias, Sabesp, Subprefeituras e outros.
Veja as informações.
***** Atenção: Leia as íntegras dos principais Projetos de Lei apresentados pelos vereadores - abaixo em "Acontece/Registros" ==/== Curta e compartilhe o Facebook do BlogZonaNorte: http://www.facebook.com/blogzonanorte com vários álbuns de fotos das notas publicadas ***** Atenção Moradores e Estudantes de Jornalismo - Seja nosso correspondente-voluntário na sua rua, bairro ou comunidade. Queremos registrar em notas e fotos o que acontece na sua região. Mande perfil e dados para contato@blogzonanorte.com.br ***** Atenção - Se a sua empresa e/ou serviço não consta aqui, envie e-mail: cadastro@blogzonanorte.com.br. A INCLUSÃO É GRATUITA. ***** Mande notícias de eventos esportivos, sociais e culturais: contato@blogzonanorte.com.br ***** Ajude-nos a coletar informações de serviços diferenciados: contato@blogzonanorte.com.br ***** ***** Mande e-mail cadastro@blogzonanorte.com.br.****
Terça, 31 Dezembro 2013 17:02

Hospital Veterinário Público abre na ZN

UM NOVO ANO PARA CÃES E GATOS  === 2014 vai ser um grande ano para os cães e gatos da Zona Norte/Nordeste. A partir desta 5ª feira (02/01), o primeiro dia útil do novo ano, abrem-se as portas às 8 horas da manhã do novo Hospital Veterinário Público, discretamente, sem solenidades de inauguração – o que deve ocorrer somente depois de seu funcionamento normal, daqui alguns meses. É o segundo em São Paulo, administrado pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (ANCLIVEPA-SP) – que é uma Organização Social (OS) em convênio público-privado --  junto à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. O primeiro Hospital Veterinário Público do Tatuapé, na Zona Leste, já presta atendimento há cinco meses -- foi inaugurado em 2 de julho de 2013.

 

O FUNCIONAMENTO === O serviço inédito na América Latina surgiu de uma emenda do vereador Roberto Tripoli (PV) alavancado pelas ações da Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, recentemente criada pelo governo municipal. Esse novo serviço na Zona Norte/Nordeste está situado em um lugar de fácil acesso, a um  quarteirão do metrô Parada Inglesa: Av. General Ataliba Leonel, 3.194 – ao lado da Padaria Pá D´Oro e em frente ao Condomínio Edifício Andorinhas – o único inconveniente é lugar para estacionamento. O horário de funcionamento é das 7 da manhã até 19 horas, de 2ª a 6ª feira. No início não haverá funcionamento aos sábados, domingos e feriados – como acontece no Hospital da Zona Leste. E sempre no final da noite (por volta das 19h30) haverá a distribuição de 15 senhas para o atendimento no dia seguinte. Na Zona Leste, há fila para atendimento ainda durante a madrugada. E o novo hospital visa distribuir esses atendimentos, “desafogando” a unidade da zona leste, além de diminuir a demora no atendimento, que varia de acordo com o dia e com casos de urgência e emergência.

O QUE TEM NO ATENDIMENTO == No início,  o funcionamento do novo Hospital Veterinário Público não será com a sua carga plena, sendo reduzido quase pela metade. E, aos poucos, será sendo ampliado até porque há o primeiro momento de adaptação e acertos internos.  No total serão oito salas de atendimento com veterinários e mais três salas de cirurgias – além de uma equipe de mais de 20 profissionais, entre médicos veterinários e outros profissionais da área de saúde animal. E atenderá especialidades como ortopedia, anestesiologia, dermatologia, clínica médica, laboratório de análises clínicas e cirurgia geral.  Além de casos especiais com exames laboratoriais e internação para cães e gatos até com a  equipe de plantão no acompanhamento – só para se ter uma ideia,  em alguns casos exames veterinários em clínicas particulares chegam a custar mais de um mil reais. Como na unidade do Tatuapé, há planos de futuramente contar com oftalmologia, endocrinologia, nefro e urologia, acupuntura e homeopatia, ultrassonografia, radiologia, medicina de felinos e oncologia. E não haverá cirurgia de castração e nem vacinações -- que devem ser procurados e encaminhados pelo Centro de Controle de Zoonoses-CCZ – ou até campanhas contra  a Cinomose, uma doença gravíssima,  que a própria ANCLIVEPA-SP já realiza em outros locais e conveniados.

 

QUEM TEM PRIORIDADE == O atendimento é totalmente gratuito e simples. Ele está destinado prioritariamente aos donos de animais inscritos no Programas Sociais do governo – como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã e Leve Leite – e animais de abrigos, ONGs de proteção animal previamente registradas e os mantidos pelo Centro de Controle de Zoonoses -CCZ, dependentes de cuidados veterinários. O responsável pelo animal deve estar com a senha e apresentar documentos originais de identidade (RG), CPF, comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, etc) no município de São Paulo (não necessariamente na Zona Norte)  e carteira/comprovante de benefício social. Se houver documentos do animal -- como carteira de vacinação, receitas, medicação, etc. -- , é interessante trazer na primeira avaliação veterinária. O registro de atendimento é integrado “on line” com as duas unidades, na conveniência do dono do animal.  (Em breve o “BlogZonaNorte” irá publicar os telefones de informações da Unidade Zona Norte/Nordeste).

 

Segundo estatísticas e cálculos da ANCLIVEPA-SP, os dois hospitais deverão atender 45 novos casos por dia, no total. Na Zona Leste, diariamente ocorrem em média 30 novos casos diários. E o volume total diário de animais atendidos deverá saltar de 100 para 200. E um dado importante que foi constatado é que por volta de 30 por cento dos animais atendidos no Tatuapé são de moradores da Zona Norte. E, segundo um dos coordenadores na direção do Hospital Veterinário Público da Zona Norte e vice-presidente da ANCLIVEPA-SP,  Dr. Denis Rodrigues Prata (foto), que tem como uma das especialidades a ortopedia e a traumatologia, “estamos contando os minutos para a abertura desta nova unidade e vamos dar um apoio muito grande para a população desta região, com material e pessoal de primeira linha”. E ele demonstra efetivamente na preocupação com todos os detalhes para a abertura da próxima 5ª feira, “estarei antes das 6 da manhã neste primeiro dia e até pensei em dormir por aqui!” – comenta junto à sua equipe que está instalando, checando, testando e acertando os últimos detalhes, o que aconteceu agora em  todos os dias da semana, no final de semana, no Natal,  na véspera e no primeiro dia do ano.

 

TUDO DE PRIMEIRA == O local foi totalmente reformado nos últimos dois meses, com as divisões adequadas e equipamentos de última geração digital, como um dos aparelhos Agfa de Raio-X que processa imagens em segundos. Tudo já está instalado para funcionamento dos computadores, equipamentos e toda a estrutura. Esse local só foi possível com a dedicação plena de dois diretores da ANCLIVEPA-SP, os Drs. Luciano Henrique Giovaninni e Eduardo Nelson da Silva Pacheco, que se dedicaram de corpo e alma para a abertura em tempo recorde, com todos os detalhes funcionais e logísticos. E isto motivou as grandes expectativas de veterinários e funcionários, que pensam em dedicação especial ao novo Hospital da Zona Norte. Um clima mais forte e alegre com boas vibrações de ajuda à comunidade.

 

MAIS ATENDIMENTOS == Segundo o Vereador Roberto Tripoli (PV), a abertura das duas unidades do Hospital Veterinário Público está tendo uma repercussão internacional e vários países estão procurando informações junto ao nosso governo. “É um projeto que deu certo, interesse de muita gente e abrirá mais espaços na sociedade”, conclui o vereador, que já está pensando em novas unidades nas Zonas Sul e Oeste, além de negociar e criar uma lei para que os donos levem os animais nas viagens de emergência através do  Metrô e linhas de ônibus urbanos.

 

DAR TEMPO AO TEMPO == O grande beneficiado, no momento, é a população da Zona Norte/Nordeste – ou a cidade toda porque os dois hospitais é de todos, como observa Denis Rodrigues Prata, “um complementa o outro, com seus serviços, e quem sai ganhando é a população de São Paulo”. O importante agora é observar as regras e orientações do próprio Hospital Veterinário Público, lembrando que tudo precisa de um tempo de adaptação e acertos. E o seu funcionamento é gradativo. É fato que antes nada existia deste novo serviço e que agora torna-se importante para todos. Devemos seguir as normas e encaminhar sugestões para melhoria dos serviços. E o “BlogZonaNorte” estará acompanhando para melhor esclarecer a todos.

============================

VEJA PORTIFÓLIO COM IMAGENS EXCLUSIVAS DO LOCAL E EQUIPAMENTOS DO NOVO HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO. Clique na linha:

                http://www.facebook.com/blogzonanorte

Anuncie aqui

Anunciar no Blog Zona Norte é fácil e traz resultados eficientes, pois é um site direcionado aos moradores de nossa região.Para mais informações, entre em contato com nossa equipe.

Buscar

Já curtiu?

Facebook Jornalístico e Exclusivo da Zona Norte de São Paulo compartilhando com o Portal BlogZonaNorte -- 24 horas no ar, todos os dias da semana!

Previsão do Tempo

Redes Sociais

 

blogzonanorte

Divulgue sua empresa

Utilize os serviços gratuitos do Guia de Serviços de nosso site para aumentar a visibilidade de sua marca.